Pré Operatório de Ligamento Cruzado Anterior

A lesão do ligamento cruzado anterior do joelho está associada a dor, instabilidade, fraqueza muscular, pior qualidade de vida, aumento do risco de artrose de joelho e além de limitar os esportes e atividades físicas a serem praticadas. Nos esportes a lesão do joelho representa quase 45% de todas as lesões e o ligamento cruzado anterior é o mais acometido.

A fisioterapia pré-operatória é realizada para preparar o joelho para a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado e para maximizar os resultados da reabilitação.

Uma revisão sistemática publicada em janeiro de 2017 revisou a literatura fisioterapêutica para comprovar essa afirmação e dentre os estudos foi identificado uma média de 3 meses e meio com 3 consultas por semana de tratamento pré-operatório satisfatório.

Se você não é um atleta de alto nível, essa cirurgia é eletiva, ou seja, não é de urgência. Então planeje-se, converse com seu ortopedista e agende sua cirurgia depois de um pré-operatório bem feito para você ter os melhores resultados e voltar para seu esporte novamente. Além de toda preparação da musculatura e articulação você também estará bem instruído a tomar os próximos passos na reabilitação.

Abraços! Dr Fabiano Fonseca Fisioterapeuta em Indaiatuba

0

Enviar um Comentário