Alinhamento E Balanceamento

Não, essa não é uma dica de manutenção de carro. Mas é uma ótima analogia do cuidado que você costuma ter com seu carro e seu corpo.

Se você chega em uma loja para trocar os pneus e o mecânico fala “amigo, você precisa fazer alinhamento e balanceamento, senão vishhh, o pneu vai comer de lado, vai estourar os amortecedores, o carro vai puxar de lado”. E você sem nem pensar no que é esse tal de alinhamento e balanceamento faz de imediato.

Mas e se alguém te falasse que você precisa de um “alinhamento e balanceamento”? Que assim como no carro se você não fizer vai sobrecarregar outras peças, como discos intervertebrais, coluna, articulações, tendões e ligamentos. Peças essas que não são de fáceis substituições como num jogo de pneus ou um kit de suspenção.

E como saber se preciso fazer “alinhamento e balanceamento corporal”? Isso pode ser visto em uma avaliação postural completa, que avalia desde o inicio da coluna cervical até a planta dos pés.

Assim como no carro também temos equipamentos específicos para visualizar isso. Podemos usar um par de balanças analógicas e calibradas (não funciona com balanças digitais). O paciente sobe com um dos pés e cada balança e se elas mostrarem exatamente o mesmo número ótimo, esse paciente está alinhado, se é exibido valores diferentes então é necessário alinhar 😉

Certo, mas como fazemos esse “alinhamento e balanceamento”? Temos uma técnica excelente para isso, e ela chama-se RPG (Reeducação Postural Global), isso mesmo o RPG é como se fosse um alinhamento e balanceamento corporal.

Mas RPG é muito estático, não quero fazer RPG, posso fazer musculação? Claro que não, assim como no carro, você não vai querer andar com 5 passageiros e porta malas cheio em um carro desalinhado. Ok, musculação não posso, mas e correr? Mais uma vez, pegue seu carro desalinhado e faça uma viagem com ele e já sabe que terá dezenas de desgastes prematuros.

Antes de praticar atividades físicas procure seu fisioterapeuta. Ele pode te ajudar a não ter desgastes prematuros para você praticar seu esporte favorito por muitos anos.

Abraços! Dr. Fabiano Fonseca Fisioterapeuta em Indaiatuba.

1

Comentários

  1. wilson  maio 12, 2016

    Boa tarde..!!
    Matéria ,muito bem redigida,fácil de entender,sem perder a qualidade técnica/profissional…parabéns!!

    responder

Enviar um Comentário