Obesidade e a Estabilidade Postural

A obesidade está relacionada com dezenas de doenças, como diabetes, doenças cardíacas, câncer, problemas respiratórios e claro, alterações sobrecargas articulares e doenças músculos esqueléticas ocasionadas pelo sobrepeso.

A estabilidade postural na postura ortostática, ou seja, em pé, é mantida pelos sistemas cerebrais, vestibulares, sistema proprioceptivo e sistema musculoesquelético. Qualquer déficit em qualquer um desses sistemas resultará em uma instabilidade postural.

Alguns estudos científicos já comprovaram que indivíduos obesos possuem maior risco a quedas do que indivíduos não obesos. E algumas hipóteses levantadas é que indivíduos obesos por possuírem uma maior massa abdominal possuem seu centro de massa deslocado mais anterior, criando dezenas de compensações posturais. Outra hipótese é que pelo sobrepeso possuem funções sensoriais diminuídas nos pés devido ao aumento de pressão nos sensores proprioceptivos.

Sendo assim, é de extrema importância para obesos reduzirem o sobrepeso e diminuir a massa abdominal. Enquanto está no desenvolvimento desse processo é integrar consultas de reeducação postural global, para realinhar as articulações reduzindo ainda mais os riscos de lesões ortopédicas.

Abraços! Dr Fabiano Fonseca Fisioterapeuta em Indaiatuba

0

Enviar um Comentário